-
Arquitetos: Todos Arquitetura
- Área: 37 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alexandre Disaro
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cremme, Fernando Jaeger, Green house moveis, Tok Stok, Trimble, ZWsoft
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cosmopolita, prático e contemporâneo são alguns dos adjetivos que definem o projeto do apartamento decorado que desenvolvemos para o empreendimento residencial La Vida do Grupo Lar, no Alto da Boa Vista, em São Paulo. Com 37m² e dois dormitórios, o decorado revela excelentes soluções de aproveitamento de espaço. Nesta versão personalizada do layout, as paredes de um dos quartos foram derrubadas, deixando a sala totalmente integrada com a cozinha e a área do escritório.
Os tons vibrantes do projeto chamam a atenção logo na entrada. A serralheria em amarelo solar, que serve como estante, nos permitiu a criação de uma confortável área de home-office cheia de personalidade. Nas paredes da área social, aplicamos uma tinta na cor bege. O tom delimita a marcenaria e a serralheria: ele cobre 2,1 metros das paredes, deixando um recuo no pé direito padrão – o que destaca os blocos de cor criando um efeito caixa na decoração.
O home-office aberto também serve como quarto de hóspedes. O espaço conta com uma daybed, no tamanho de uma cama de solteiro, instalada bem abaixo da janela, que permite que a luz natural banhe os espaços internos.
O sofá auxilia na circulação, reforça a integração das áreas e acomoda confortavelmente os moradores. No lugar do rack, o banco gomo, do designer Humberto da Mata, torna-se mais uma opção de assento para receber amigos e família. Para deixar os ambientes integrados e contínuos usamos um mesmo porcelanato em tom de terracota, que percorre toda a extensão do apartamento.
Uma mesa para refeições com um par de cadeiras Girafa, de Lina Bo Bardi, completa a integração com a cozinha, marcada pela marcenaria em tom de azul e o revestimento em granito andorinha na bancada e no frontão. A área de preparo possui uma prateleira, também em granito, que ajuda a organizar objetos e utensílios domésticos. Na extensão da bancada, posicionamos uma máquina lava e seca de maneira prática bem próximo ao banheiro, mimetizada em um painel do mesmo tom de azul da marcenaria.
O banheiro mescla dois tipos de revestimentos nas paredes: um porcelanato e cerâmicas retangulares instaladas verticalmente. A bancada foi feita deste mesmo porcelanato. O gabinete em serralheria e um espelho oval, que é também um armário, ampliam as opções de armazenamento do espaço.
A cabeceira estofada em grafite dá o tom de aconchego ao quarto. O armário foi desenhado com portas espelhadas. Outra solução de marcenaria interessante neste espaço é a estrutura que se estende a partir da mesa de cabeceira e serve como prateleira entre o guarda-roupa e piso oferecendo, inclusive, alguns gaveteiros. Ao fundo, um nicho suspenso – também posicionado na altura dos 2,1 metros – decora e organiza o ambiente.